ACONTECEU EM ABRIL: CONVENÇÃO DAS CÂMARAS ITALIANAS DE COMÉRCIO DA AMÉRICA LATINA NA GUATEMALA E SALÃO DO MÓVEL EM MILÃO

16/05/2023

Convenção das Câmaras Italianas de Comércio de toda a América Latina ocorreu na Guatemala e apresentou plano de apoio a projetos de sustentabilidade

De 18 a 20 de abril, na cidade de Antigua Guatemala, ocorreu o Encontro das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, localizadas na América Latina. Esta é a primeira reunião em que participaram todas as câmaras do continente, após a reorganização realizada pela Associação de Câmaras Italianas de Comércio no Exterior (Assocamerestero). O Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Rodolfo Teichner, participou do evento.

O eixo principal das reuniões foi o tema “Sustentabilidade Sustentável”, um argumento que é de interesse transversal tanto comercial quanto ambiental, cultural, social, econômico e financeiro, e que a Câmara Italiana de Comércio e Indústria na Guatemala, anfitrião da atividade, pensou em compartilhar com o resto das câmaras de comércio italianas que participam da cooperação internacional e do sistema universitário italiano.

Cada uma das iniciativas que fazem parte da “Sustentabilidade Sustentável” deve ser contextualizada no local e momento histórico em que vive uma comunidade, integrando-se ao tecido buscando uma operação sustentável de longo prazo.

O Presidente da Assocamerestero, Mario Pozza, e o Secretário Geral, Domenico Mauriello, participaram da reunião com o objetivo de promover e divulgar o papel e as atividades das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (CCIEs), como um apoio avançado para PMEs que desejam operar no mundo; e de participar do debate sobre sustentabilidade, destacando o trabalho realizado pelos CCIEs por meio do Atlas Digital da Sustentabilidade.

O primeiro Encontro das Câmaras de Comércio Italianas no exterior foi possível graças ao apoio da Enel Green Power, General Insurance Company, Gruppo Menarini, Cementos Progreso, Grepalma, Pizzeria Vesuvio, Guatemalans for Nutrition e Delegação da União Européia.

61º Salone del Mobile – Milão 2023

Nos dias 18 a 23 de abril, a Câmara também acompanhou cerca de 30 empresários, arquitetos e designers ao Salão do Móvel, que acontece anualmente na cidade de Milão, na Itália. O Salone Internazionale del Mobile é a feira comercial mais importante do mundo e ponto de encontro para os operadores do setor de móveis domésticos. Sua primeira edição data de 1961 em Milão, cidade que ainda hoje recebe o evento, e o receberá pelo menos até 2032. O evento apresenta inovação, tecnologia, cultura e tendências. Além da grande oferta comercial e da grande variedade de produtos novos, cenografias dos stands e serviços impecáveis, o Salão do Móvel oferecem uma série imperdível de eventos colaterais.

A missão foi organizada em parceria com a agência associada, FA Personalità, e incluiu toda a logística terrestre. Os participantes se hospedaram nos hotéis parceiros da Câmara em Milão, o iH Milano Ambasciatori e o The Square. O próximo Salão do Móvel acontecerá de 16 a 21 de abril de 2024. Quem tiver interesse em participar já pode nos contatar.