As Câmaras de Comércio europeias no Rio encontraram delegação da Comissão Europeia

18/11/2016

A Diretora da Asia e América Latina da Direção-Geral de Comércio da Comissão Europeia, a Sra. Helena König, representou a Comissão Europeia na reunião em Brasília do comitê misto para assuntos comerciais, no dia 26 de Outubro.

No dia seguinte, dia 27 de Outubro, encontrou no Rio de Janeiro os representantes das Câmaras de comércio europeias e os representantes do setor empresarial europeu presentes na cidade, em um encontro fechado. Estavam presentes os representantes das Câmaras alemã, belga, holandesa e italiana.

O objetivo principal do encontro era receber inputs do setor privado sobre a situação geral no Brasil, os problemas enfrentados e as prioridades das empresas europeias no país.

Entre as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas europeias no Brasil foram indicadas a volatilidade da taxa de câmbio, e a consequente dificuldade de fazer investimentos e contratos, o peso da burocracia em cada fase dos negócios e a insegurança jurídica.

Os representantes das empresas manifestaram o desejo de uma União Europeia mais presente politicamente no Brasil, para acelerar o processo de mudança.

Uma solução avançada pela Diretora König foi de ter maior colaboração entre as Câmaras Europeias, no Rio de Janeiro e no Brasil em geral, e propôs a ideia de elaborar um paper de fim de ano em conjunto, com as sugestões e as recomendações das Câmaras Europeias para o novo governo. Além disso, aventou a possibilidade da participação de alguns representantes das Câmaras Europeias no Business Summit que acontecerá em Brasília em 2017.

Foram abordadas as políticas comerciais da União Europeia em particular no que respeita à América Latina, Mercosul e Brasil.

Considerações finais foram feitas acerca da direção do novo governo Temer, mais focado na economia. Em particular comentou-se o discurso do presidente em ocasião da abertura da feira Rio Oil&Gas, sobre o projeto de lei que retira a obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração do petróleo do pré-sal, tirando da empresa a condição de exploradora única.

A Sra König foi acompanhada pelo Sr. Nicola Ardito, chefe da secção comercial na Delegação Europeia, e o Sr. Fabio Fabbi, desk-officer para o Brasil na Direção-Geral de Comércio.