CÂMARA ITALIANA MARCA PRESENÇA NO SETOR ENERGÉTICO: DESTAQUE NA OTC BRAZIL 2023 E ANÚNCIO DE COMITÊ TEMÁTICO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE PARA 2024

04/01/2024

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria direcionou seu foco para o setor de energia e sustentabilidade, apresentando projetos ambiciosos para 2024. Em 2023, a entidade reuniu cinco empresas italianas e uma brasileira no pavilhão dedicado à Offshore Technology Conference (OTC) Brazil. O resultado superou as expectativas, destacando a efervescência e o sucesso do setor.

OTC 2023

O estande, que abrigou empresas notáveis, como THEBB do Brasil Representações Ltda., Sitindustrie Valvometal Italy S.R.L., Pressbolt S.R.L., S.I.A. Safety Industrial Applications S.R.L., F.A.T.I. Electric Heater for Industry e F.A.D. Flange Acciaio e Derivati Spa, foi um ponto focal na OTC, realizada de 24 a 26 de outubro, no Centro de Eventos Expo Mag, no Rio de Janeiro. As empresas apresentaram soluções inovadoras e consolidaram parcerias estratégicas, demonstrando o potencial do Made in Italy no mercado de energia e sustentabilidade.

2024: Comitê Temático de Energia e Sustentabilidade

Para 2024, a Câmara anuncia a criação de um comitê temático dedicado à energia e sustentabilidade. Este comitê é crucial diante da crescente importância dessas questões no cenário global. Com a transição para fontes de energia mais limpas, o comitê buscará discutir e compartilhar conhecimentos sobre práticas sustentáveis, eficiência energética, redução de emissões e políticas regulatórias. A recente participação bem-sucedida na OTC Rio 2023 solidifica a relevância desse comitê, permitindo o desenvolvimento de estratégias conjuntas para o crescimento sustentável.

Cenário Energético: Itália e Brasil

A Itália, segundo país mais significativo em fontes renováveis na União Europeia, destaca-se com 19,4% do consumo interno proveniente de fontes renováveis. Esse comprometimento ultrapassa a média europeia de 17,7%. O Brasil, com 47% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, se destaca globalmente, sendo mais de três vezes superior à média mundial. Esses números promovem um terreno fértil para relações comerciais bilaterais e parcerias sustentáveis entre ambos os países.

A participação das empresas italianas na OTC 2023 e a criação do comitê temático para 2024 evidenciam o compromisso conjunto da Câmara Ítalo-Brasileira em impulsionar a inovação e a sustentabilidade no setor de energia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e ambiental de ambas as nações.

Fontes: ANSA Brasil e Portal da Indústria