CÂMARA ITALIANA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE ACORDO DE COLABORAÇÃO COM A SACE ITÁLIA

05/04/2023

A Diretora Executiva da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Maira Segura, participou de um webinar sobre um acordo de colaboração entre a SACE Itália, grupo segurador-financeiro italiano, controlado diretamente pelo Ministério da Economia e Finanças, especializado no apoio às empresas e ao tecido econômico nacional, a Unioncamere, organismo público que tutela e representa os interesses gerais das Câmaras de comércio e demais organismos de o sistema de câmaras italianas e a Assocamerestero, Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, que assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de promover a internacionalização e exportação de pequenas e médias empresas italianas, por meio de uma sinergia de colaboração que reúne habilidades, conhecimento e serviços.

A SACE é a seguradora financeira italiana especializada em apoiar as empresas e o tecido econômico nacional por meio de uma ampla gama de ferramentas e soluções para apoiar a competitividade na Itália e no mundo. Por mais de quarenta anos, a SACE tem sido o parceiro de referência para empresas italianas que exportam e crescem em mercados estrangeiros. Também apoia o sistema bancário para facilitar o acesso ao crédito às empresas com as suas garantias financeiras, com um papel reforçado pelas medidas extraordinárias previstas no Decreto de Liquidez.

O webinar visou fornecer às Câmaras de Comércio Italianas no exterior uma visão geral das ferramentas que a SACE pode oferecer em apoio às empresas italianas envolvidas no processo de expansão nos mercados internacionais e acordar áreas de cooperação operacional para fortalecer e consolidar ainda mais o relacionamento entre os escritórios estrangeiros da SACE e a rede de câmaras.

Dentre os benefícios dessa colaboração para as empresas italianas é possível destacar:

– Facilidade e agilidade de se obter fundos, uma vez que o empréstimo pode ser desembolsado imediatamente após um acordo sobre os termos da facilidade: não há vínculos diretos com contratos italianos ou qualquer necessidade de entrega de mercadorias  para que o desembolso ocorra;

– Oportunidade de conhecer novos fornecedores italianos. Durante a vigência do empréstimo, a SACE e a Câmara organizarão eventos tanto no país da contraparte quanto na Itália, em todos os setores relacionados aos negócios da contraparte ou suas necessidades de aquisição;

– Sem limitações setoriais. Os empréstimos são geralmente limitados a bens de capital e quase-capital. Sob o Push Facility, todos os bens e serviços são elegíveis (compreendendo materiais e bens de consumo), desde que sejam adquiridos na Itália; e

– Prazos competitivos, condições flexíveis e incentivos nas aquisições. A SACE oferece prazos competitivos e termos e condições de contrato flexíveis. Além disso, são oferecidos incentivos ao atingir níveis acordados de aquisição da Itália, a serem acordados com a contraparte.

Para saber mais, entre em contato conosco!