CÂMARA ITALIANA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO CATÁLOGO “CORES DA PAISAGEM. NÁPOLES E RIO, NO OLHAR DE ARTISTAS ITALIANOS DO SÉCULO XIX”

10/02/2023

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria participou, nesta sexta-feira (10) do Lançamento do catálogo “Cores da Paisagem. Nápoles e Rio, no olhar de artistas italianos do século XIX”, no Paço Imperial do Rio de Janeiro.

A publicação, ricamente ilustrada e bilíngue (português-italiano), revela com sensibilidade e originalidade a múltipla trama das relações históricas, artísticas e culturais entre as duas cidades, particularmente intensas, na época do Brasil Império (1822-1889), no campo das Belas Artes.

A Diretora Executiva, Maira Segura, o Delegado da Câmara no Ceará, Vittorio Ghia, representaram a Câmara no evento e aproveitaram para visitar a exposição “Cores da Paisagem. Nápoles-Rio, no olhar de artistas italianos do século XIX”, iniciativa do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, idealizada ela diretora do instituto, Livia Raponi, e com curadoria de Paolo Knauss e Fernanda Capobianco, e concebida por ocasião do bicentenário da Independência do Brasil e do nascimento da Imperatriz Napolitana D. Teresa Cristina, que teve um tremendo sucesso, com mais de 60 mil visitações.

Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento o Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, e o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini.