CÂMARA ÍTALO-BRASILEIRA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA MARCA PRESENÇA NA INAUGURAÇÃO DO POLO CULTURAL ITALIANO RIO

26/02/2024

No último dia 21 de fevereiro, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, o Instituto Italiano de Cultura do Rio e o IED (Instituto Europeu de Design) uniram forças para apresentar ao público o “Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação”. O evento inaugural, realizado na Casa d’Italia, situada no coração do Centro do Rio, contou com a presença da presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Renata Novotny, e do vice-presidente, Rodolfo Teichner.

Este novo espaço, totalmente revitalizado, ocupa quase 500m² e tem como propósito principal servir como uma vitrine para o diálogo entre Itália e Brasil em diversas esferas. Além de exposições de arte, moda e design, o Polo Cultural ItalianoRio sediará eventos de gastronomia, tecnologia, inovação, cursos, seminários, palestras e outras atividades culturais.

A primeira exposição temporária, intitulada “1874-2024: 150 anos de amizade e conexão entre Itália e Brasil, juntos rumo ao futuro”, foi inaugurada durante o evento de abertura. A mostra destaca a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e sua influência na sociedade carioca e brasileira ao longo dos anos.

No mezanino, outra exposição, “Dell’Architettura – presença italiana na paisagem carioca”, apresenta obras de mestres da arquitetura italiana que deixaram um legado significativo na cidade do Rio de Janeiro. A mostra, organizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio e curada por Aristides Corrêa Dutra, poderá ser visitada até o dia 26 de abril.

A participação da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria nesse evento de inauguração reforça o compromisso de fortalecer os laços culturais e comerciais entre os dois países. O Polo Cultural ItalianoRio promete ser um ponto de encontro para a promoção da cultura italiana e o intercâmbio entre as duas nações.

O Polo Cultural ItalianoRio está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro. A entrada é franca e a classificação é livre.