Conheça nossa nova delegação no Maranhão e a importância estratégica do estado

13/12/2021

A Virtú Ambiental é a nova delegada da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, estando subordinada à matriz do Rio de Janeiro e tendo poderes de representação e convocação de novos associados no Estado do Maranhão!

O sócio-presidente da Virtú Ambiental, o engenheiro italiano Francesco Cerrato, é também o representante diplomático oficial da Itália no Estado do Maranhão, o que reforça mais ainda a sinergia Brasil-Maranhão-Itália e a oportunidade de trazer novos negócios de membros da Câmara para o estado.

Atualmente, existem cerca de 400 italianos residentes registrados no Estado do Maranhão, além dos descendentes ítalo-brasileiros. Muitos deles são empreendedores do terceiro setor (comércio e serviços) e também do agronegócio.

Este último setor, inclusive, tem batido recordes sucessivos de produção no Estado do Maranhão e escoamento pelo Porto do Itaqui, que também bate quase mês a mês recordes de movimentação e é um dos principais portos do Brasil, atendendo a toda a região dos estados MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Mesmo na pandemia, a movimentação portuária no Itaqui cresceu incríveis 34% este ano.

Todos os modais de transporte e demais serviços logísticos criados para exportar e/ou importar grãos, combustíveis, celulose, minérios, fertilizantes, bens industrializados, etc. pelo Porto do Itaqui e seu complexo portuário fazem do Maranhão, hoje, um dos estados de maior potencial para a instalação de novas indústrias, novos negócios e novas rotas comerciais.