Conselho Brasil-Itália de Infraestrutura&Logística realiza sua primeira reunião

25/07/2017

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro realizou na sexta-feira dia 14 de julho a primeira reunião do Conselho Brasil-Itália de Infraestrutura & Logística, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O Conselho foi instituído pela Câmara no mês de janeiro desse ano. Considerando a necessidade de estimular uma maior interação e diálogo entre as empresas ítalo-brasileiras com vistas ao reforço de suas atividades empresariais, em preparação para um novo ciclo de expansão e recuperação econômica do Brasil, o Conselho quer ser um lugar onde se debatam propostas para a melhoria do ambiente de negócios, divulguem oportunidades, se realizem feiras e eventos setoriais e se encontrem autoridades do setor.

Participaram 14 empresas: AB Concessões, AD Service, Engineering do Brasil, Fincantieri, Franchetti & Merola, Lobo&Ibeas, OC Construções, Point Global Logistic, Radilu Assessória Marítima, Telespazio, Ternium Brasil/Usiminas, TIM Celular e Zaroni Advogados.

Presidiou o Conselho Raffaele Di Luca, da Radilu Assessória Marítima, acompanhado pelo Diretor Executivo da Câmara Giorgio Luigi Rossi e da Coordenadora das atividades dos Conselho Brasil-Itália Melissa Moro.

Segue a galeria fotográfica do Conselho:

Ao longo do encontro, os Conselheiros discutiram sobre as principais questões e desafios que concernem os setores de Infraestrutura & Logística no Brasil atualmente. Em primeiro lugar, todos concordaram na necessidade de instituições sólidas e estabilidade jurídica para o país, ao fim de permitir um clima mais favorável aos investimentos nesse setor, especificamente no período atual, em que se vislumbra uma primeira, tímida recuperação econômica.

Grande convergência de opiniões foi encontrada também na proposta de uma significativa racionalização da burocracia alfandegária, necessária para facilitar um maior desenvolvimento do comércio entre o Brasil e os países parceiros.

Uma atenção especial foi dedicada ao tema do sistema da cabotagem no Brasil, assunto muito sensível para as necessidades das empresas representadas pelos Conselheiros. A maioria deles concordou que revolucionar esse sistema de transporte interno para torná-lo mais accessível e eficiente é uma prioridade para o inteiro setor infraestrutural e logístico brasileiro.

Enfim, ao lado das preocupações e das esperanças de melhoramentos, os Conselheiros também concordaram na opinião que o momento atual seja o mais propício para investir no Brasil e muitas das empresas que eles representam já confirmaram, durante a reunião, investimentos significativos nas áreas infraestrutural e logística para os próximos anos.

Foram definidas as próximas atividades do Conselho, no especifico encontrar a ANUT, a Associação Nacional de Usuários de Transporte de Cargos, a ANTT a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a Secretaria de Estado de Transportes e os bancos, brasileiros e italianos, que oferecem empréstimos para os projetos de infraestrutura.

As próximas reuniões do Conselho serão divulgadas pelo site da Câmara (www.camaraitaliana.com.br)

Para mais informações sobre o Conselho: eventos@camaraitaliana.com.br