Cristo 90 anos: monumento terá iluminação acionada diretamente da Itália

13/10/2021


Um dos cartões-postais mais famosos e icônicos do Rio, o Cristo Redentor completou 90 anos ontem (12/10). O aniversário ganhará uma série de ações ao longo da semana para marcar a data e parte da programação será celebrada em outro país que marcou sua inauguração. A fim de homenagear a participação italiana na noite de abertura do Cristo, em 1931, será comemorado no próximo sábado (16) o Dia da Itália.

Reza a lenda que a estátua foi iluminada na ocasião devido a um impulso elétrico enviado diretamente de Roma, capital do país europeu. O responsável pelo feito foi o cientista italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), inventor do primeiro telégrafo sem fio, a quase 10 000 quilômetros de distância.

Para chegar ao Corcovado, o sinal teria sido captado por uma estação em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma torre em Jacarepaguá, na Zona Oeste, de onde foi direcionado para o mecanismo que acionava a iluminação da estátua. 

Outra versão histórica do acontecimento, como mostra o livro Redentor do autor Rodrigo Alvarez, mostra que a operação não teria funcionado como o esperado – na verdade, o engenheiro Gustavo Corção teria sido responsável por acionar o interruptor das luzes.

Mas com o intuito de honrar a tradição, nesta reedição do evento, a princesa Elettra Marconi Giovanelli, de 91 anos, filha de Marconi, acionará a iluminação diretamente da Itália. O Cristo Redentor será iluminado com o verde, branco e vermelho da bandeira italiana, enquanto a Villa Griffone, residência da família Marconi na Itália, será iluminada com as cores da bandeira do Brasil. 

Outros monumentos italianos também ganharão iluminação com as cores da bandeira brasileira na data, como o Cristo de Maratea, construído entre os anos 1963 e 1965 no alto do Monte San Biagio, na região da Basilicata, e a famosa Torre de Pisa, ao Norte da Itália.

Promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor e o Consulado Geral da Itália no Rio, a programação contará ainda com a inauguração do busto de Guglielmo Marconi, no patamar inferior do Santuário do Cristo. 

A celebração será encerrada com um concerto da cantora e compositora Mafalda Minnozzi, transmitida ao vivo em solo italiano pela RAI, rede de rádio e TV. 

Fonte: Veja Rio



Todas as Notícias