DELEGADO DO CEARÁ SE ENCONTROU COM O NOVO PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ EM AGOSTO

21/09/2023

No mês de agosto, o Delegado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria no Ceará, Vittorio Ghia, encontrou-se com o novo presidente da ADECE – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Danilo Serpa, para renovar as já frutíferas relações, durante a sua passagem pelo Porto de Pecém. Danilo esteve à frente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP S/A de 2015 a 2022 e teve papel primordial no crescimento da empresa, com destaque para a sociedade com o Porto de Roterdã – maior da Europa e um dos maiores do mundo – bem como a concepção do hub de hidrogênio verde.

Desde janeiro de 2023, Serpa preside a ADECE, que foi criada pelo Governo do Estado do Ceará com a finalidade de executar as políticas e diretrizes oriundas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). Cabe à ADECE a execução da política de desenvolvimento econômico, industrial, comercial, de serviços, agropecuário e de base tecnológica, articulando-se com os setores produtivos e atraindo e incentivando investimentos, além de criar condições para a competitividade dos setores econômicos do Estado do Ceará. O nosso delegado Vittorio Ghia apresentou ao Danilo a Delegação da Câmara no Ceará e a programação da chegada do icônico veleiro italiano Amerigo Vespucci à Fortaleza.

O Amerigo Vespucci, que foi construído em 1931, está se preparando para sua segunda volta ao mundo na história. Esta emocionante jornada terá início em 1º de julho de 2023, partindo da cidade de Gênova, na Itália. Durante essa expedição que se estenderá por dois anos, o veleiro fará um total de 31 paradas em 28 países diferentes distribuídos pelos cinco continentes.

Uma das paradas programadas será no Brasil, mais precisamente na capital do Ceará, durante o período de 4 a 8 de outubro de 2023. A bordo do navio, estarão oficiais em treinamento da Academia Naval de Livorno, os quais receberão uma formação tradicional em alto mar, seguindo a mesma rota de circunavegação do Amerigo Vespucci. Enquanto eles estiverem ausentes, a tripulação permanente composta por cerca de 400 militares manterá as operações do navio em pleno funcionamento. O capitão atual do Amerigo Vespucci é Luigi Romagnoli, um genovês de 47 anos. Ele será substituído por um sucessor ao término do ano acadêmico.