Digitalização, a situação dos municípios italianos melhora

15/06/2022

41 cidades italianas alcançaram um bom resultado em termos de digitalização, eram 16 em 2021

O nível de digitalização dos municípios italianos, que começou na fase pandêmica e agora é impulsionado pelo Pnrr (Plano Nacional de Recuperação e Resiliência), está melhorando. De fato, há 41 cidades que atingiram um nível “bom” de maturidade digital em 2022, 25 a mais do que as 16 do ano passado. Do total, 10 obtêm a pontuação mais alta em todas as áreas analisadas: estas são Bolonha, Brescia, Florença, Gênova, Lodi, Milão, Modena, Pádua, Pisa e a capital Roma.

A figura surge da Pesquisa sobre a maturidade digital dos municípios da capital, realizada pela Fpa (grupo Digital360), para a Deda Next (antiga Dedagroup public services), uma empresa comprometida em acompanhar a transformação digital da administração pública e das empresas de serviço público. A pesquisa será apresentada hoje no Fórum Pa 2022, durante a conferência Pa digitale 2026: la maturità digitale dei Comuni rispetto agli obiettivi del Pnrr. A pesquisa analisa o grau de maturidade digital dos 110 principais municípios italianos com base em três dimensões: Serviços públicos digitais, ou seja, o nível de disponibilidade on-line de 20 dos principais serviços para cidadãos e empresas; Digital Pa, ou seja, a integração dos municípios com as principais plataformas habilitadoras identificadas pelo Plano Trienal de informática Pública (Spid, Cie, PagoPa, AppIo); Digital Openness, que mede o grau de abertura das administrações municipais em termos de número e interoperabilidade de open data e o nível de comunicação com os cidadãos através de canais sociais.

Existem, portanto, 41 cidades com um bom nível de maturidade digital e, diz o relatório, em comparação com 2021, o número de municípios colocados nas faixas inferiores é reduzido: os da faixa média-alta passam de 50 para 42, os da faixa média-baixa de 36 para 25, e os da faixa inferior de 8 para 2. As melhorias se refletem “também na atenuação das diferenças tradicionalmente ligadas a fatores estruturais como a localização geográfica e o tamanho da entidade. Embora, em um nível geral, estes fatores ainda tenham seu peso. Na faixa média inferior, ainda há uma prevalência de cidades pertencentes ao Sul (15 em 25) e de pequenas entidades (14 em 25), mas estas diferenças estão suavizando”. Entre as 41, de fato, embora haja uma prevalência de realidades do norte, há também sete cidades no centro da Itália e outras tantas no sul. “Os resultados da pesquisa’, diz Gianni Dominici, diretor geral da Fpa, ‘representam um excelente ponto de partida para o processo de digitalização das cidades delineado pelo PRN, que exigirá uma mudança decisiva de ritmo por parte das administrações municipais.

Mas, adverte Fabio Meloni, ceo da Deda Next, “o sucesso da transição digital impulsionada pelo NRP depende muito da capacidade das autoridades municipais de abordar a oportunidade que foi criada. É essencial ter uma estratégia geral de administração digital”.

Fonte: Il Sole 24 Ore