Diretoria da Câmara e Delegação na Região Serrana RJ visitam Museu Naval e Ilha Fiscal

21/09/2023

Em uma iniciativa que ressalta a importância da história e do turismo no Rio de Janeiro, a Diretoria da Câmara, representada pela presidente Renata Novotny, pelo vice-presidente, Rodolfo Teichner, e pelo vice-diretor executivo, Eduardo Mariano Costa; e a Delegação na Região Serrana RJ, representada por Alexandre Felizola, realizaram, no último 31 de agosto, uma visita memorável ao Museu Naval e à Ilha Fiscal.

A comitiva foi calorosamente recebida pelo gerente de visitação da DPHDM, Capitão de Fragata José Marques da Silva Filho, que guiou os visitantes por uma jornada repleta de conhecimento e beleza histórica.

Museu Naval: Tesouro da História Marítima

O Museu Naval, localizado no Rio de Janeiro, é um verdadeiro tesouro da história marítima do Brasil. Abrigando uma vasta coleção de artefatos, documentos e embarcações históricas, o museu narra a trajetória fascinante da Marinha do Brasil ao longo dos séculos.

Durante a visita, a diretoria da Câmara e a delegação puderam explorar os corredores repletos de objetos históricos, incluindo uniformes, armamentos, mapas náuticos e uma impressionante coleção de maquetes de navios emblemáticos da Marinha brasileira. O comandante José Marques forneceu informações detalhadas sobre a importância desses artefatos para a compreensão da contribuição da Marinha na construção da identidade nacional.

Ilha Fiscal: Testemunha da História

A Ilha Fiscal, situada na Baía de Guanabara, desempenha um papel igualmente crucial na história brasileira. O emblemático palácio da ilha serviu como cenário da última festa do Império antes da proclamação da República, um marco histórico fundamental no país. Durante a visita à ilha, a comitiva pôde reviver aqueles momentos históricos, explorando os salões ricamente decorados e apreciando a vista deslumbrante da Baía de Guanabara.

Parcerias para o Futuro

A visita não apenas destacou a riqueza do patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, mas também abriu portas para futuras colaborações entre a Câmara e a Marinha do Brasil. Ambas as instituições reconheceram a importância de preservar e promover a história marítima e a cultura brasileira.

A presidente Renata Novotny e o comandante José Marques discutiram a possibilidade de futuros eventos e programas educacionais conjuntos, visando compartilhar ainda mais a história e os valores da Marinha com o público em geral.

Turismo Histórico e Potencial Econômico

Além disso, a visita enfatizou a importância do turismo histórico para o Rio de Janeiro e para o Brasil como um todo. A riqueza do patrimônio cultural e histórico do Rio oferece um enorme potencial econômico no setor de turismo, impulsionando o crescimento da região.

A diretoria da Câmara e a delegação ressaltaram o compromisso em promover o turismo responsável e sustentável, destacando a capacidade do Rio de Janeiro em acolher visitantes interessados em explorar sua história e belezas naturais.

A visita ao Museu Naval e à Ilha Fiscal foi um marco na promoção da cultura e história do Brasil e estabeleceu as bases para parcerias frutíferas entre instituições comprometidas com a preservação e a divulgação do patrimônio nacional. O evento também ressaltou o potencial do Rio de Janeiro como destino turístico histórico de renome mundial, capaz de enriquecer não apenas a experiência dos visitantes, mas também a economia local.