Empresas: criação de estrutura para atração de investimentos estrangeiros

05/07/2022


Com um decreto emitido pelo Ministro Giancarlo Giorgetti, foi criada uma secretaria técnica no Ministério do Desenvolvimento Econômico para apoiar o Comitê Interministerial de Atração de Investimentos Estrangeiros, implementando as disposições da lei do decreto de ajuda.

A este órgão, que será coordenado pelo diretor geral Amedeo Teti (que já chefiou o grupo de trabalho para empresas em dificuldade devido ao conflito na Ucrânia), são atribuídas tarefas relacionadas ao reconhecimento de potenciais investidores estrangeiros estratégicos, à elaboração de propostas de investimento e estratégias de oferta setorial, à implementação de bancos de dados e à criação de um “balcão único” para acompanhar e apoiar os investidores estrangeiros em todas as realizações e práticas necessárias para a realização concreta do investimento na Itália.

O objetivo da nova estrutura é identificar investidores potenciais, facilitando o investimento através de uma sinergia mais forte com a rede de embaixadas e consulados da MAECI, além de favorecer a colaboração com as ferramentas postas em prática pelo ICE e Invitalia, ao mesmo tempo em que se trabalha para superar quaisquer atrasos burocráticos através do novo mecanismo fast-track e para enfrentar o fenômeno da deslocalização.

“Trazer a produção de volta à Itália, por um lado, e incentivar o investimento estrangeiro em nosso país para o desenvolvimento e revitalização de nossa indústria, por outro, são dois passos importantes nos quais tenho me concentrado muito”, diz o Ministro Giorgetti. “Para revalorização”, acrescenta ele, “não precisamos de conversa, mas de instrumentos concretos e coordenados. Acredito que o caminho que identificamos, com o órgão liderado pela Teti, será capaz de colocar projetos no terreno usando todas as ferramentas disponíveis: desde a colaboração com outros ministérios até as oportunidades oferecidas pelo PNRR. Trabalhando em sinergia com outras diretorias do ministério e com estratégias de curto, médio e longo prazo, será possível dar novas ferramentas à nossa indústria”, conclui o ministro.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria está à sua disposição para ajudar a sua empresa a se estabelecer na Itália. Para mais informações, não hesite em entrar em contato conosco. Nosso pessoal terá prazer em acompanhá-lo passo a passo durante todo o processo.

Fonte: www.mise.gov.it



Todas as Notcícias