GEMELLAGGIO: POSSIBILIDADES ENTRE PETRÓPOLIS E CIDADE ITALIANA

02/05/2023

Em março deste ano, uma comitiva de empresários viajou à Itália para uma missão. A Delegação da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Industria na Região Serrana, sediada em Petrópolis, aproveitou a ocasião para sugerir o Gemellaggio entre Petrópolis e uma das cidades italianas que estava no roteiro.

Para contar um pouco da história do Brasil, a comitiva levou na bagagem presentes de alto valor simbólico adquiridos na loja do Museu Imperial, em Petrópolis, sugeridos pela Diretora de Relações Institucionais do Museu, Isabela Verleun, quais sejam: um prato de parede personalizado com as armas da cidade de Petrópolis, um livro e a réplica da pena de ouro com diamantes e rubis usada pela Princesa D. Isabel para assinar a Lei Áurea, extinguiu a escravidão no Brasil.

Certamente, despertou-se a curiosidade sobre qual cidade italiana estamos falando. Trata-se de Spoleto, comuna da província de Perúgia, na região da Úmbria. O empresário petropolitano Gianni Carboni, presente na comitiva, é chef e sócio da rede de restaurantes Spoleto, e se reuniu com a Prefeitura do município para tratar da sugestão do gemellaggio.

A comitiva foi recebida pelo vice-prefeito de Spoleto, Angelini Paroli, e pelo secretário da cultura, Sandro Frontalini. “O tema de cidade-irmã com Petrópolis será cuidadosamente avaliado, sendo necessário perceber as particularidades para contribuir com a implementação de iniciativas favoráveis e tornar o processo eficaz de forma a envolver os cidadãos, no espírito da geminação e criar efeitos positivos para ambas as comunidades”, afirmou Paroli.

A sugestão está sendo encaminhada à Câmara de Vereadores da Petrópolis pelo  Delegado da Câmara na Região Serrana do RJ, Alexandre Felizola, para possível manifesto de intenções.

FOTO: (i) da esquerda para direita: Gianni Carboni, sócio da Rede de Restaurantes Spoleto; Alexandre Felizola, Delegado da Câmara na Região Serrana do RJ; (ii) na sequencia vertical: Entrega de presentes de Petrópolis / Museu Imperial; (iii) logo abaixo: Gianni Carboni e Angelini Paroli, Vice-Prefeito de Spoleto, e Eduardo Ourivio, sócio fundador da Rede Spoleto; e, (iv) na base: Sandro Frontalini, Secretário de Cultura de Spoleto, e Gianni Carboni.