Informação relativa à Eleição dos Comitês de Italianos no Exterior

26/10/2021


As eleições para a renovação e estabelecimento dos Comitês serão realizadas até o final de 2021 (artigo 14, parágrafo 3, do Decreto-Lei Nº 162, de 30 de dezembro de 2019, convertido na Lei Nº 118, de 28 de fevereiro de 2020). Os Comitês de Italianos no Exterior são órgãos representativos da comunidade italiana nas relações com as representações diplomáticas-consulares e trabalham pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que estão localizados.

Os eleitores que satisfaçam os requisitos legais para serem elegíveis para votar e que tenham sido residentes e registrados na AIRE no distrito consular por pelo menos 6 meses (com relação à data da eleição) podem participar deste importante evento eleitoral.

A votação é por correio, mas – ao contrário das eleições políticas e referendos – o pacote eleitoral é enviado SOMENTE aos eleitores que solicitaram expressamente a inscrição nos cadernos eleitorais para as eleições das Comites, pelo menos trinta dias antes da data estabelecida para a votação.

ATENÇÃO: para receber o pacote eleitoral, o eleitor deve, portanto, dirigir-se ao consulado competente para ser inscrito nos cadernos eleitorais, NÃO DEPOIS DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021.

Os cidadãos italianos residentes no exterior e registrados na AIRE podem se registrar a partir de agora nas listas eleitorais do seu consulado através do portal de serviços consulares Fast It, neste link: https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco, selecionando a função dedicada às eleições: ” Solicitação para a inscriçao no registro das listas eleitorais para as eleições das Comites”. O procedimento no portal Fast It será totalmente guiado e inteiramente digital, para máxima velocidade e segurança.

Alternativamente, os cidadãos podem apresentar o formulário para inscrição nos cadernos eleitorais para as eleições das Comites de uma das seguintes formas

– entregando-o pessoalmente (com fotocópia de um documento de identidade recente incluindo a assinatura do titular);

– enviando-o pelo correio em papel juntamente com uma fotocópia de um documento de identidade recente, incluindo a assinatura do titular;

– enviando-o por e-mail comum (riodejaneiro.elettorale@esteri.it) juntamente com uma fotocópia de um documento de identidade recente, incluindo a assinatura do titular.

Fonte: Consulado da Itália



Todas as Notcícias