Instituições festejam a mobilização pela decretação das datas comemorativas Italianas para o calendário oficial de Nova Friburgo

28/05/2023

Aconteceu na última terça-feira, 23 maio, o jantar com o brinde de honra pelo manifesto à decretação das datas comemorativas Italianas para o calendário oficial de Nova Friburgo. Uma mobilização integrada entre a Casa D’Italia de Nova Friburgo, o Centro Cultural Italiano e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comercio e Industria, por meio de sua Delegação na Região Serrana RJ.

O evento contou com as presenças, dos Secretários de Governo de Nova Friburgo, André Montechieri e Pierre de Moraes, do Presidente da Câmara Italiana, Rodolfo Teichner, do Delegado da Câmara na Região Serrana, Alexandre Felizola, e da Publicitária, Luine Celles, descendente e integrante da comunidade italiana, além de Diretorias de Instituições da Italianidade Friburguense, como o Vice Presidente da Casa d’Itália, Álvaro Bachini, o diretor do Centro Cultural Italiano, Alessandro Vianello, e do Presidente e do vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – ACIANF, Júlio Cordeiro e  Roosevelt Concy.

O ofício da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Industria – Delegação Região Serrana, com participação da Casa d’Italia e o Centro Cultural Italiano, aguarda a votação na Casa Legislativa para que sejam oficializadas as datas comemorativas Italianas no Município de Nova Friburgo.

Essas datas, que já fazem parte do cenário nacional e internacional, são: 21 de fevereiro: Dia Nacional do Imigrante Italiano; 14 de março: Dia da Imperatriz Napoletana Teresa Cristina – Mãe dos Brasileiros; 2 de junho: Dia da República Italiana; e 4 de setembro, que está sendo adotado como o Dia Municipal do Imigrante Italiano. Dentre as justificativas no Projeto de Lei para a implementação de tais datas, destaca-se a contribuição italiana na formação social, cultural e comercial no Município de Nova Friburgo.