Itália – Brasil : Oportunidade de negócios no setor portuário

29/02/2016


O setor portuário foi o assunto principal do terceiro encontro do Grupo de Trabalho Bilateral Itália-Brasil sobre os investimentos, após as duas reuniões de dezembro de 2015, nas quais se tratou sobre energia, transporte e rodovias.

Durante o encontro, o ministro brasileiro da Secretaria Nacional dos Portos, Helder Barbalho, apresentou em detalhe as próximas licitações e os requisitos de participação. Os primeiros portos que serão licitados no dia 31 de março de 2016 ficam no Pará (três em Belém, dois em Santarém, um em Vila do Conde).
Aliás, foram apresentados os incentivos e os mecanismos financeiros oferecidos pelas autoridades brasileiras competentes. No final, abriu-se um debate que permitiu às empresas italianas esclarecer todas as dúvidas e obter informações importantes sobre o trabalho do governo brasileiro. O Grupo de Trabalho foi criado no âmbito do Memorandum de Entendimento sobre os investimentos assinado pelo ministro das relações exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, e pelo responsável do Planejamento Econômico do Brasil, Nelson Barbosa, em ocasião da visita do chefe da diplomacia italiana a Brasília em 5 de novembro de 2015.
O órgão – coordenado pela embaixada da Itália em Brasília e pelo Ministério brasileiro do Planejamento Econômico – tem o objetivo de estudar as oportunidades de negócios no país latino-americano para as empresas italianas, no setor das infraestruturas e da energia.

(Fonte: Farnesina – Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale)



Todas as Notícias