Itália na vanguarda do setor aeroespacial

13/05/2022

A economia ligada ao espaço atrai cada dia mais interesse, tanto na opinião pública como entre os investidores que há alguns anos veem os custos para entrar no setor diminuirem significativamente e aumentar a possibilidade de renda em um prazo aceitável. A entrada maciça de particulares nos EUA mudou as regras do jogo graças aos desenvolvimentos tecnológicos. Em 2020, em escala global, o setor valia 450 bilhões de dólares, com um aumento de 7% ao ano nos últimos 10 anos, e segundo Morgan Stanley o valor pode chegar até um trilhão em 20 anos; outras estimativas são ainda mais otimistas.

O interesse pelo espaço sempre esteve ligado às nações mais importantes, primeiro por razões militares, depois por prestígio internacional e finalmente, com serviços para o bem-estar dos cidadãos. Mas sempre, na base das atividades espaciais, houve um motivo e um interesse econômico.

A corrida da China

Ao longo dos anos, os players aumentaram e mudaram: só os cinco principais estados no ranking de financiamento espacial contribuíram com 91% dos gastos em 2001, em 2021 foram 83%, e isso já nos diz quantos novos players estão investindo. Os EUA estão sempre em primeiro lugar em termos de gastos, mas a China subiu de quarto para segundo nestes 20 anos.

O interesse mudou, nos últimos 10 anos, de alguns satélites grandes e poderosos, mas caros e pesados, geralmente de agências estatais, para uma miríade de pequenos satélites muito menos poderosos, mas muito baratos, que permitiram a cena do capital privado. Pequenos satélites que já não são, na prática, protótipos únicos, ou quase, mas cada vez mais plataformas para construir aplicações.

Certamente esse cenário envolve dois aspectos importantes: a sustentabilidade dos projetos que disparam milhares de satélites que se aglomeram no céu na mesma área e a frágil legislação que regulamenta o espaço, datada do final da década de 1960 e nem sequer assinada por todos os estados. O aumento da circulação em órbitas muito próximas também aumenta o problema já muito sério de detritos espaciais muito perigosos nessas áreas.

Os problemas são bem conhecidos e, para ir mais longe na economia do espaço, será necessário resolvê-los, também em vista do candente problema da exploração ou dos direitos de propriedade, que vários estados já alteraram unilateralmente no que diz respeito à legislação estabelecida na década de 1960, como EUA, Luxemburgo e Emirados Árabes Unidos. Os problemas são, portanto, muitos, mas as oportunidades neste campo são igualmente importantes.

Itália com uma cadeia de suprimentos completa

Este pode ser um momento muito favorável para o nosso país, se conseguirmos estabelecer uma governança clara e estável, que tem faltado nos últimos anos.

De fato, a Itália possui uma cadeia de suprimentos completa no setor espacial: desde a construção e operação de foguetes, até a construção de satélites, aquisição de dados do espaço e gerenciamento de imagens e big data.

Ao lado das grandes empresas do setor, como a Thales Alenia Space e a Telespazio, ambas de propriedade de Leonardo, existem, de qualquer forma, setores especializados em que as pequenas e médias empresas florescem e também crescem em outros setores. Podemos tomar o exemplo do D-Orbit, criado para tentar reduzir, senão resolver, o problema dos detritos espaciais e agora presente a nível internacional na área da logística espacial, em considerável expansão.

92% das exportações de 5 distritos

O potencial do setor italiano, que exporta 7% da produção, quarto lugar depois dos EUA, França e Alemanha, também fica claro para o setor financeiro nacional: “O aeroespacial é um dos setores da economia em que a Itália pode aspirar à Liderança. De nosso observatório sobre os cinco pólos aeroespaciais regionais identificados e monitorados pelo Departamento de Estudos e Pesquisa nos distritos industriais, notamos que 92% das exportações italianas do setor são geradas por empresas localizadas nos cinco pólos regionais da Lombardia, Piemonte, Lazio, Puglia e Campania com empresas de médio porte em crescimento”, diz Anna Roscio, chefe de vendas e marketing das empresas Intesa Sanpaolo.

A Itália, por outro lado, é um dos poucos países a ter um orçamento espacial de pelo menos um bilhão e contribui com 2,3 bilhões de euros para a Agência Espacial Europeia. Neste momento, o NRR prevê 2 bilhões para o espaço, cuja finalidade será identificada pela Itália e será gerenciada por nós pela ESA.

“Para contribuir ativamente para a implementação do NRP, disponibilizamos mais de 400 bilhões de euros até 2026, dos quais 120 são destinados a PMEs com especial atenção ao setor aeroespacial, ao qual planejamos alocar fundos adicionais para pesquisa e inovação. Um exemplo concreto é o recente acordo com o Distrito Tecnológico Aeroespacial da Campânia, que prevê investimentos em pesquisa, serviços tecnológicos e aprimoramento das cadeias produtivas. Apoiaremos os empresários do setor com consultoria industrial em projetos e disponibilizando linhas de crédito especializadas como Nova + Space & Security, financiamento para investimentos em tecnologias inovadoras, patentes e know-how”, conclui Roscio. Não faltam exemplos entre as mais de 200 PMEs italianas, desde indústrias com mais de um século de história, como a Avio, cotada em bolsa, até a Zoppas Industries, sediada no Vêneto, principal produtora de resistências elétricas e sistemas para eletrodomésticos, que aquece, com seus produtos, centenas de satélites em órbita.

Fonte: Il Sole 24 Ore