Itália promove incentivos fiscais para startups inovadoras

24/03/2021

Quais são as vantagens fiscais e econômicas e como podem ser obtidas?

Antes de responder a essa pergunta, vamos ver quais requisitos uma startup deve ter.

Ela deve ser uma empresa de capital com sede operacional na Itália, que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços de alto valor tecnológico, na esfera econômica ou digital.

Desenvolva sua ideia de negócio com empréstimos subsidiados para startups inovadoras e use este guia para planejar seus investimentos.

Oportunidades de financiamento para Startups Inovadoras em 2021

As start-ups inovadoras na Itália são uma realidade cada vez mais difundida, o Ministério do Desenvolvimento Econômico (Mise) tem dedicado a essas empresas medidas financeiras ad hoc para apoiá-las e para contribuir, assim, com o desenvolvimento econômico do país.

Há alguns anos, desde que o Mise concretizou o seu compromisso com o empreendedorismo com o Decreto do Crescimento (DL 179/2012), convertido na Lei n.º 221 de 18 de dezembro de 2012, vêm enriquecendo-se ao longo do tempo as intervenções facilitadoras para startups inovadores.

A legislação prevê a aplicação destas medidas a todas as novas empresas que operem no campo da inovação tecnológica, inscritas no respectivo registro na Câmara de Comércio.

Os requisitos

Os empréstimos subsidiados e empréstimos não reembolsáveis ​​para startups inovadores atendem a todos os setores de negócios do setor produtivo, do digital à manufatura, do comércio à agricultura.

Aqui estão os principais requisitos:

• empresas recém-criadas ou nascidas há menos de 5 anos (em qualquer caso, não antes de 18 de dezembro de 2012);
  • produção inferior a 5 milhões de euros;
  • objeto social referente para atividades de desenvolvimento, produção ou comercialização de produtos ou serviços inovadores de alto valor tecnológico;
  • conteúdo inovador da empresa caracterizado por, pelo menos, um dos seguintes critérios: (1) uma quota igual a 15% do maior valor entre o faturado e os custos anuais atribuíveis às atividades de investigação e desenvolvimento; (2) pelo menos 1/3 dos recursos deve incluir alunos de doutorado, doutorado de pesquisa ou pesquisadores, ou pelo menos 2/3 de sócios ou colaboradores a qualquer título que possuam título de mestre; (3) a empresa é a proprietária, depositária ou licenciada de uma patente registrada (propriedade industrial) ou proprietária de um programa para elaborar original registrado.

Os melhores empréstimos para startups inovadoras de 2021

As concessões dedicadas para as startups são numerosas, se materializam em facilitações e isenções na fase de constituição e empréstimos bonificados, subvenções não reembolsáveis ​​e garantias para o arranque e desenvolvimento do projeto.

A Invitalia, a Agência Nacional para a implementação de investimentos e desenvolvimento de negócios, opera em nome do Mise e administra empréstimos não reembolsáveis ​​dedicados a empreendedores e aspirantes que desejem iniciar seus negócios e fazê-los crescer.

Smart&Start Invitalia

É a convocatória da Invitalia que concede subsídios não reembolsáveis ​​e empréstimos a taxas subsidiadas para startups inovadoras. Ela financia bens de capital funcionais à atividade empresarial, despesas de marketing e de gestão de recursos humanos.

O fundo de garantia para startups inovadoras

As startups podem solicitar um empréstimo bancário até 2,5 milhões de euros, por meio de um procedimento simplificado e usufruindo de garantia pública.

Financiamento regional

Cada região aloca fundos periodicamente para empresas e publica propostas para ter acesso a eles. Consulte os sites institucionais para verificar todas as chamadas regionais para startups.

Como obter financiamento para startups inovadoras

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como solicitar financiamento para acessar incentivos. Antes de escrever sua solicitação, você precisará identificar a chamada pública que melhor atende às suas necessidades.

Se está na sua primeira experiência empresarial e não sabe como se mover, podemos ajudar a procurar a solução ad hoc entre as inúmeras chamadas europeias para startups inovadores.

Se no passado você já se aventurou no mundo dos empréstimos subsidiados para empresas, você sabe que essas práticas são complexas e nossa assistência pode ser útil para você.

O pedido de financiamento

Para ter certeza de que procederá corretamente, leia o anúncio com atenção, certifique-se de que possui os requisitos e prepare toda a documentação necessária.

Os pedidos de acesso a incentivos para startups devem ser apresentados online. Na verdade, dependendo do edital, você terá que preencher um formulário digital na plataforma telemática disponibilizada.

Durante a fase de inserção, você pode anexar os documentos de acompanhamento, por exemplo, o plano de negócios e prosseguir com o envio.

Importante!

• Elabore um plano de negócios completo e preciso com a descrição do seu projeto, objetivos e plano de investimentos.
  • Reserve um tempo para ler as instruções para o preenchimento do cadastro e registre-se no portal online conforme indicado.
  • Respeite o prazo, não envie sua solicitação de empréstimo fora do prazo.

Em caso de atrasos, erros ou falta de informação, o pedido será rejeitado. Não se arrisque! Se está percebendo que fazer sozinho não é a sua forma preferida, saiba que a nossa proposta de ajuda é sempre válida.

A avaliação

Depois da apresentação do pedido de acesso à contribuição, o órgão que administra o edital iniciará o procedimento de avaliação; pode ser automático, no caso esteja prevista somente a avaliação da regularização da demanda, ou pode prever uma fase preliminar para examinar detalhadamente o projeto.

No caso de intervenções de desenvolvimento territorial ou setorial dentro de uma programação, a validação é negociada em relação à empresa ou grupo ao qual o financiamento será alocado.

Fonte: Incentivimpresa