Mais de 300 pessoas na Noite de Degustação Ospitalità Italiana

12/12/2017

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro organizaram a “Noite de Degustação Ospitalità Italiana” no dia 6 de dezembro na sala Cecília Meireles com o apoio da AL Tecnologia, Amo Gelato, Anna, Borsalino, Caffè Teichner, Casa do Sardo, Chinotto Convenção, Granfino Alimentos, Italia In Barattolo, Panemania, Pasta ItaliaRavache Cervejas Especiais, The Wine e Vinícola Lidio Carraro.

O evento começou às 19h00 e após de um light cocktail de boas-vindas, começou a cerimônia de premiação Ospitalità Italiana. A cerimônia foi aberta pelo Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Alessandro Barillà, o Assessor Chefe da Secretaria de Estado de Cultura, Giorgio Neroni, representando o Secretário Leandro Sampaio Monteiro, e o Cônsul General da Itália, Riccardo Battisti.

Em frente a um público de mais de 300 convidados foram premiados os 35 restaurantes certificados Ospitalità Italiana (veja lista abaixo). O selo Ospitalità Italiana é um rígido controle de qualidade reconhecido internacionalmente pelas Câmaras de Comércio da Itália no Exterior, que conta com mais de 1.800 restaurantes certificados em 60 países e que visa promover as tradições dos produtos da Itália e valorizar a cultura gastronômica do país. O selo” tem como objetivos valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior que respeitam os padrões de qualidade do programa Ospitalità Italiana; garantir ao consumidor um instrumento para reconhecer os verdadeiros restaurantes italianos no mundo e promover as  tradições dos produtos da Itália e valorizar a sua cultura gastronômica.
Para mais informações clique aqui.

Após a entrega dos prêmios, realizada por representantes institucionais e empresariais, começou o circuito de degustação.

Os convidados degustaram polenta da Granfino, panino con la porchetta de L’Ulivo Cucina e Vini, frios e queijos italianos do Margutta, mini-pizza artesanal e focaccia da Panemania, sanduíche de focaccia com mozzarella, pesto  e presunto de parma do Quadrifoglio, Caponata do Bene, Culurgiones da Casa do Sardo, Caserecci com Funghi Trufados do Da Carmine, Supplì do Emporio Città Nova, entradas, conservas e molhos artesanais, azeite e limoncello da Italia in Barattolo, sorvetes da Amogelato, Chinotto e cerveja da Ravache Cervejas Especiais, acompanhados pelos vinhos da Lidio Carraro e da The Wine e pelo espresso da Caffè Teichner.

Durante o evento, foi lançado um sorteio de prêmios gastronômicos. Para participar, os convidados publicaram as fotos nas redes sociais com o hashtag #ItalianTasteRJ. Segue a lista dos vencedores:

1º prêmio: Aline Cosenza

1 cesta de Natal Granfino e 1 garrafa de Pinot Noir Rosé, 2016, Lidio Carraro – Faces do Brasil

2º prêmio: Fernando Montera

1 cesta de Natal Granfino

3º prêmio: Priscila Tinoco da Cruz

2 garrafas de vinho: 1 garrafa de Solitario Nero – Nero d’Avola IGP, 2015; 1 garrafa de Solitario Bianco – Inzolia, 2016

4º prêmio: Paula Nagy

2 garrafas de vinho: 1 garrafa de Nero d’Avola IGP, 2015; 1 garrafa de Bianco di Berlingeri IGP, 2016

5º prêmio: Giulia Buratta

1 garrafa de Pinot Noir Rosé, 2016, Lidio Carraro – Faces do Brasil

O evento terminou por volta das 22h30.

A Câmara Ítalo-Brasileira agradece a presença de todos os convidados e parabeniza aos restaurantes premiados pela Certificação Ospitalità Italiana:

Anna, Artigiano, Bene, Borsalino, Bottega del Vino, Casa do Sardo, Cipriani, Da Brambini, Da Carmine (Icaraí e Itaipu), D.O.C, Don Camillo, Duo, Emporio Città Nova, Ettore, Fasano Al Mare, Fiorino, Fratelli (Barra da Tijuca e Leblon), Gabbiano, Gabbiano Trattoria, Giuseppe, Il Borgo del Conte, Il Perugino, L’Ulivo Cucina e Vini, Margutta Città, Margutta Ipanema, Osteria dell’Angolo, Pippo, Pomodorino, Punto Divino, Quadrifoglio, Quadrucci, Simon Boccanegra e Uniko.

Segue abaixo uma breve galeria. Para a galeria completa clique aqui.

Grazie a tutti e buone feste!