Câmara leva o público em uma viagem ao mundo dos vinhos italianos

17/09/2021


Ontem, 16 de setembro, realizamos nossa Masterclass de Degustação de vinhos italianos, em mais um evento com a marca do conceituado projeto True Italian Taste, projeto global que visa promover o valor dos produtos autênticos italianos e que é promovido e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e realizado pela Assocamerestero, a Associação de Câmaras Italianas no exterior, com a gestão local da Câmara Italiana do Rio.

E ontem nossa masterclass cruzou fronteiras! Tivemos a sempre brilhante parceria das Câmaras Italianas do Paraná e do Rio Grande do Sul, e da EnoEventos, nosso parceiro e fornecedor oficial.

E a diversidade regional não foi só no Brasil: em nossa viagem virtual degustamos três vinhos, um do Sul, um do Centro, e um do Norte, para representar a variedade de sabores que só a Itália pode oferecer.  

O vinho da Puglia, região conhecida por ser o “salto da Bota”, no Sul da Itália, foi o Masso Antico Primitivo Rosé. O sommelier Marco Cestrone, da Enoeventos, do Rio de Janeiro, nos guiou pelas peculiaridades dessa região e de sua produção vinícola, ressaltando que na Itália é apenas na Puglia que se produzem vinhos rosé com certificado de denominação de origem protegida.

Representando o Centro da Itália, selecionamos o tinto Donatella Cinelli Colombini Chianti Superiore. O vinho foi apresentado pelo sommelier André Porto, do Centro Europeu, do Paraná, que nos explicou as características que tanto diferenciam os vinhos dos renomados campos da Toscana.

Por fim, o sommelier Jylson Carvalho, da Boccati Vinhos, do Rio Grande do Sul, nos levou ao Norte da Itália, especificamente ao Vêneto, que como explicou o especialista foi a região de onde partiu a maior parte dos migrantes que chegaram ao Sul do Brasil. 

Tivemos ainda a presença de Andreia Debon, editora da Revista Bon Vivant, que falou sobre a importância das mulheres no mundo do vinho, ainda bastante protagonizado por figuras masculinas. O renomado chef e sommelier Danio Braga também participou de nosso evento, sintetizando as características e peculiaridades dos vinhos autênticos italianos.

O evento foi transmitido ao vivo e gratuitamente em nossos canais no YouTube, Facebook e Instagram e contou com a participação de diversos influenciadores, enólogos e jornalistas que puderam atestar a qualidade dos produtos autênticos italianos nessa experiência única de viajar sem sair de casa que pudemos promover. 

Se você acabou perdendo essa oportunidade ou quer reviver a experiência, é só acessar esse link e conferir a íntegra do evento! Não se esqueça de se inscrever em nosso canal!



Todas as Notcícias