Missão empresarial do setor do cimento na Itália

09/11/2018


A Câmara Ítalo-Brasileira realizou a Missão Empresarial do Setor de Cimento na Itália do dia 15 ao dia 23 de outubro. Trinta empresários do cimento, provenientes de vários Estados brasileiros, fizeram um roteiro em quatro grandes cidades italianas, Roma, Florença, Bolonha e Milão, com visitas a players renomados do setor e à Feira SAIE.

No primeiro dia de missão, na segunda-feira dia 15 de outubro, o grupo foi recebido pela Embaixada do Brasil em Roma. O Chefe do Setor de Promoção Comercial, Investimentos, Turismo e Defesa da Embaixada do Brasil em Roma (SECOM), Henrique Archanjo Ferraro, deu as boas-vindas e apresentou as atividades do SECOM na Itália. Em seguida, o engenheiro Fabrizio Averardi Ripari, Conselheiro Executivo da Associação Italiana de Cimento e Concreto apresentou o setor do Cimento na Itália e respondeu às dúvidas dos participantes. Seguiu-se uma palestra-técnica dos consultores Davidson Deana e Filipe Honorato, que apresentaram o roteiro da Missão e as empresas que seriam visitadas.

Durante os dias da Missão, foram visitadas 8 empresas do setor do cimento. A temática central da Missão foi sobre modelos de negócios, inovação e sustentabilidade, com vistas à promoção e orientação do processo produtivo, para a estruturação do sistema de comercialização e geração de novos produtos e métodos, que ampliem e amplifiquem o potencial comercial das empresas participantes.

As empresas visitadas foram:

Forma&Cemento (www.formacemento.com) em Roma

Unibloc (www.unibloc.it), Pegaso Stampi (www.pegasostampi.com) e Form Impianti (www.formimpianti.com) em Poggibonsi, província de Siena

Marmografica (www.marmografica.com) em Località Settecani, província de Modena

MC Prefabbricati (www.mcprefabbricati.it) em Bellinzago Novarese, província de Novara

Crea Concrete Design (www.creacemento.com) em Darfo Boario, província de Brescia

Paver (www.paver.it) em Piacenza

Em Bolonha, o grupo visitou a Feira SAIE, uma mais destacadas na Europa para o setor das construções. O evento em 2018 contou com a presença de 40.000 visitantes e 450 empresas expositoras, em 51 mil m2.

A Missão concluiu-se oficialmente no dia 23 de outubro em Milão no Hotel Dei Cavalieri. Palestraram o Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Milão, Julio F. Laranjeira, o arquiteto italiano e Professor no Politécnico de Milão, Massimiliano Mandarini, a doutoranda no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Politécnico de Milão, Mariana Marchioni, além dos consultores Davidson Deana e Filipe Honorato.

A missão aproximou os empresários brasileiros aos empresários italianos, promovendo uma busca para novos modelos de negócios, inovação e sustentabilidade, e fomentando o troca de boas práticas e de experiências entre o Brasil e a Itália.



Todas as Notcícias