NOVA FRIBURGO-RJ SE PREPARA PARA DECRETAR DATAS COMEMORATIVAS ITALIANAS NO SEU CALENDÁRIO MUNICIPAL

25/04/2023

Na última quarta-feira (19) ocorreu uma reunião entre o Delegado da Câmara na Região Serrana, Alexandre Felizola, a Publicitária Luine Celles, descendente e integrante da comunidade italiana, e Diretorias de Instituições da Italianidade Friburguense, dentre as quais, o Vice Presidente da Casa d’Itália, Álvaro Bachini e o diretor do Centro Cultural Italiano, Alessandro Vianello, para discutir a implementação de datas comemorativas Italianas no Município de Nova Friburgo, a exemplo do que já ocorreu em Petrópolis e no Rio de Janeiro.

Esta é uma iniciativa proposta pela Delegação da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Industria na Região Serrana, que enviou um ofício à Câmara de Vereadores propondo que as datas fossem incluídas no calendário municipal. Esta iniciativa se convertou em um Projeto de Lei, proposto pelo Vereador José Schuabb, que já está em tramitação na casa legislativa, com apoio e parceria das instituições presentes nesta reunião.

Essas datas, que já fazem parte do cenário nacional e internacional, são: 21 de fevereiro: Dia Nacional do Imigrante Italiano; 14 de março: Dia da Imperatriz Napoletana Teresa Cristina, Mãe dos Brasileiros; 2 de junho: Dia da República Italiana; e 4 de setembro: que está sendo adotado como o dia municipal do Imigrante Italiano, as motivações estão descritas na justificativa do projeto Lei.

Esta iniciativa conta também com o apoio da historiadora Janaina Botelho, que vem colaborando com a apuração dos elementos históricos sobre a contribuição italiana na formação social, cultural e comercial do Município de Nova Friburgo.

Foto: De cima para baixo; Alexandre Felizola, Delegado da Câmara na Região Serrana RJ; Luine Celles, Publicitparia membro da Comunidade Italiana de Nova Friburgo; e Álvaro Bachini, Vice-Presidente da Casa d’Italia de Nova Friburgo.