Câmara participa da inauguração da exposição Occupazione Italia

20/09/2021

Foi oficialmente inaugurada, no dia 10 de setembro, a exposição Occupazione Italia, no Centro Cultural dos Correios. Considerando a relevância da mostra para a valorização da cultura italiana no Rio de Janeiro, nossa Câmara não poderia estar de fora.

Além do Cônsul Geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice, e da diretora do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e curadora da exposição, Livia Raponi, participaram do evento nosso Presidente, Rodolfo Teichner, e nosso Delegado para a Região Serrana, Alexandre Felizola, além de outras autoridades e artistas brasileiros e italianos.

A iniciativa é do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, e a mostra insere-se na Ocupação Itália (Occupazione Italia), que aporta no Centro Cultural Correios com outras duas mostras: Praças [In]Visíveis, também de fotos, e Poética dos Espaços, do artista italiano Umberto Nigi.

Segundo Livia Raponi, “a mostra faz com que, através da pesquisa e das imagens realizadas por Aristides, nos deparemos, com vivo interesse, com um Rio de Janeiro bem mais italiano do que se pensa, considerada nos prédios e monumentos da cidade a amplitude e a difusão da influência de arquitetos, engenheiros, decoradores, mestres especializados italianos, ou formados na Itália.”

A exposição estará aberta até 09 de outubro, de terça a sábado, das 12h às 19h, no Centro Cultural Correios, localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro do Rio. Venha conhecer mais sobre a influência italiana na arquitetura carioca! Não perca!