Presidente da Câmara e Diretora Executiva se reunem com autoridades da Prefeitura do Rio para discutir oportunidades de negócios na cidade

05/02/2021

Na tarde desta quinta-feira (4), nosso Presidente, Sr. Alessandro Barillà, e nossa Diretora Executiva, Sra. Maira Segura, se reuniram na sede da Prefeitura com Chicão Bulhões, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro e com Rodrigo Stallone, Presidente da Invest.Rio.

Bulhões mencionou que um dos objetivos da pasta é dar segurança jurídica, eficiência e integrar todo o processo de licenciamentos em um único órgão da Prefeitura.

Já Rodrigo Stallone apontou que as principais frentes de ação de sua instituição estão estruturadas no levantamento dos principais setores econômicos do munícipio, na captação de grandes eventos e na manutenção das empresas na cidade do Rio.

No encontro, foi ressaltado que o Rio precisa trabalhar para eficiência de seus processos para, com isso, captar cada vez mais investidores internacionais.

Nesse contexto, Barillà apontou importantes setores nos quais a Itália poderá realizar parcerias. Exemplos foram a coleta de lixo seletiva e projetos de urbanismo, como os de jardins verticais, campo no qual a Itália é conceituada. Isso porque no país é necessário que haja esse tipo de jardim para que se concedam licenças para edifícios de maior altura.

Maira Segura reforçou que o Rio de Janeiro é uma forte marca internacional e que os investidores italianos demonstram grande interesse em conhecer oportunidades de negócios na cidade. Por isso, se faz necessário apresentar a cidade com todas as suas capacidades, que vão além do turismo.

Para ela, não restam dúvidas de que a eficiência na obtenção das licenças deixará o Rio mais atrativo, aumentará sua posição no ranking internacional Doing Business e atrairá os olhares de mais investidores italianos.

Por fim, ressaltou-se também a possibilidade de estabelecimento de acordo de cidades-irmãs entre o Rio de Janeiro e uma cidade italiana.