PRIMEIRA REUNIÃO DE COORDENAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO ITALIANAS NO BRASIL

23/06/2017

Sexta 16 de junho, a Câmara Italo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro participou, na pessoa do seu Presidente Antonio Barillà, acompanhado pelo Diretor Executivo Giorgio Luigi Rossi, na primeira reunião de coordenação das Câmaras de Comércio presentes no Brasil, realizada na Embaixada da Itália em Brasilia e coordenada pelo Embaixador Antonio Bernardini e pela Dra. Sara Ferrò. O encontro envolveu, além dos Presidentes das Câmaras Ítalo-Brasileiras do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, os Consulados, o ICE (Agência para a Promoção no exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas) de São Paulo e o representante do Banca da Itália no Brasil (Banco da Itália, equivalente ao Bacen brasileiro). A reunião foi promovida com o objetivo de reunir todos os atores do Sistema Itália ativos no setor econômico-comercial brasileiro em volta de uma única mesa.

63 - encontro cameras em Brasilia (1)

Os trabalhos foram divididos em duas sessões. A primeira visou a análise da situação econômica brasileira – tendo em vista as evoluções políticas recentes – e o planejamento das atividades da ICE e das Câmeras de Comercio para 2017. A segunda sessão foi dedicada ao papel das Câmeras de Comércio italianas presentes no Brasil, às orientações e às perspectivas de coordenação no âmbito do Sistema Itália.

Do encontro surgiram vários pontos de reflexão e numerosas idéias em prol do fortalecimento da colaboração e da sinergia entre as Câmaras de Comércio (cuja vantagem principal é representada por sua difusão no território e por uma sólida rede de contatos), e entre as Câmaras e o ICE, os Consulados e a Embaixada.

Portanto, a reunião constituiu um passo importante de um percurso rumo à integração sinérgica de todos os atores econômicos do Sistema Itália hoje atuantes no Brasil.

Fonte: Farnesina