Realizado Seminário “A revolução energética do sistema elétrico brasileiro”

18/02/2019

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Embaixada da Itália, em parceria com o Instituto ICE, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria e as empresas Enel e Terna, promoveram o seminário “A revolução energética do sistema elétrico brasileiro”, na sede da Firjan, no Centro do Rio, moderado pelo jornalista George Vidor. O seminário, que durou das 9h às 18h, abordou temas como energias renováveis, redes de transmissão e smart grids, além de apresentar oportunidades de investimentos no setor e possibilidades de negócios entre Brasil e Itália. O evento contou com a presença de quase 300 participantes, entre instituições, profissionais e empresários do setor.

Para Alessandro Barillà, Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, o evento foi de extrema relevância pelo momento de forte transformação no setor energético que estamos vivenciando não só a nível Brasil, mas mundialmente. “Os temas tratados e o nível dos palestrantes deram uma importantíssima visão do cenário energético. Uma energia cada vez mais limpa a ser usada de forma mais inteligente, que irá revolucionar também a nossa mobilidade urbana. A experiência e o tamanho das empresas italianas deste setor presentes no Brasil, como Enel, Terna e Sices, será um acelerador na busca de modelos energéticos cada vez mais eficientes e sustentáveis.”, diz.

Abriram o evento Sérgio Malta, Vice-Presidente da FIRJAN, Antonio Bernardini, Embaixador da Itália, Cristina Pinho, Subsecretária de Petróleo, Gás, Energia e Indústria do Estado do Rio de Janeiro e Davide Crippa, Subsecretário do Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano.

O primeiro panel do seminário abordou planejamento, quadro regulatório comparado e características do sistema de energia elétrica. O segundo, as oportunidades de financiamento do setor elétrico. O terceiro apresentou cases studies das energias renováveis das redes de transmissão e de distribuição. O congresso contou com palestras de Roberta Bonomi da Enel Green Power, Rosario Zaccaria da Enel Distribuição, Manlio Coviello e Claudio Marchiori da Terna Plus.

Para acessar as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes, clique aqui.

Para ver a galeria completa, clique aqui.