Reunião de coordenação do Sistema Itália no Brasil

07/12/2018

Foi realizada ontem, quinta-feira dia 6 de dezembro, a reunião da coordenação do Sistema Itália no Brasil, na prestigiosa sede do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.

Participaram o Embaixador italiano Antonio Bernardini, os Cônsules italianos, os Presidentes e os Diretores Executivos das Câmaras de Comércio Italianas, os representantes dos Comites (Comitês dos italianos no exterior) e das principais associações italianas no Brasil.

Estavam presentes também o Subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional italiano, Ricardo Merlo, e o Diretor Geral para os Italianos no Exterior e as Políticas Migratórias, Luigi Maria Vignali.

A reunião foi a oportunidade para alinhar a coordenação do Sistema Itália no Brasil, frente a uma nova fase política e econômica do Brasil.

O Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro, Alessandro Barillà, comentou o evento: “A reunião de coordenação do Sistema Italia, magistralmente liderada pelo Embaixador Antonio Bernardini e com a presença do Subsecretário de Cooperação Internacional, o senador Ricardo Merlo, foi muito positiva para a avaliação da situação atual do Sistema e para o planejamento de 2019, primeiro ano do novo governo no Brasil e com muitas expectativas positivas.  Em relação ao sistema das Câmaras de Comércio, avançamos na direção da construção de um novo modelo federativo com 3 câmaras e delegações regionais.  Todos concordamos que a situação é favorável para estabelecer relações mais estreitas entre Itália e Brasil.”