RIO INNOVATION WEEK 2023: MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA AMÉRICA LATINA

05/10/2023

O aguardado Rio Innovation Week teve seu início no último dia 3 de outubro, no emblemático Píer Mauá, localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro. O evento, que é um dos maiores destaques no cenário de inovação e tecnologia, está programado para se estender até esta sexta-feira, dia 6 de outubro, prometendo uma experiência excepcional para os participantes.

Com uma programação impressionante que inclui 30 conferências simultâneas, o Rio Innovation Week está destinado a se tornar um marco na difusão do conhecimento e das tendências tecnológicas. Reunindo aproximadamente 2 mil palestrantes e contando com a participação de mais de 350 empresas e instituições de pesquisa, a expectativa é de que o público atinja a notável marca de 130 mil pessoas.

O evento conta com uma lista de palestrantes de renome internacional, tornando-o ainda mais atrativo para os entusiastas da inovação. Figuras de destaque como Graça Machel, renomada ativista africana e ex-primeira-dama da África do Sul, compartilham suas visões sobre temas globais. Além disso, a cantora Anitta também faz parte do seleto grupo de palestrantes.

Um dos momentos mais aguardados será a participação de Marc Randolph, o fundador e primeiro CEO da Netflix, que encerrará o evento no dia 6 de outubro, às 15h, com insights sobre o futuro do entretenimento digital. Outro destaque é a presença de Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e pesquisadora da Fiocruz, que discutirá “Como o Negacionismo Afetou o Controle da Pandemia e o que Aprendemos com Isso”.

Uma inovação deste ano é o palco Back2Black, que abordará temas relacionados ao desenvolvimento econômico, empreendedorismo, inovação, negócios e cultura afro-brasileira. O objetivo é promover discussões e oportunidades sobre questões raciais não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil e no mundo, com líderes influentes da cultura negra compartilhando insights sobre empreendedorismo social, economia comunitária e cultura.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também marca presença com um estande exclusivo, oferecendo atividades e oficinas relacionadas à educação, ciência e tecnologia. O intuito é aproximar o público das pesquisas e descobertas da universidade em áreas diversas, como Museu Nacional, Fórum de Ciência e Cultura, Escola de Belas Artes, Núcleo de Computação Eletrônica, Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem, e Escola de Comunicação.

O Vice-Diretor da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Eduardo Mariano Costa, esteve presente na abertura do evento e destacou que “o Rio Innovation Week é a vitrine do Brasil em se tratando de inovação tecnológica. Eventos como este nos dão uma importante visão de qual momento estamos vivendo e qual é a nossa força no setor. Além disso, é uma oportunidade única para o desenvolvimento de parcerias comerciais e a troca de conhecimento entre Brasil e Itália”.

Já o delegado da Região Serrana do Rio de Janeiro, Alexandre Felizola, que esteve presente no segundo dia do evento, enfatizou a importância do Rio Innovation Week como um catalisador para o crescimento econômico da região e aprimoramento das relações entre a Itália e o Brasil.

Com tantas oportunidades de aprendizado e networking, o Rio Innovation Week 2023 promete ser um marco no calendário de eventos de inovação e tecnologia da América Latina. Os participantes têm a oportunidade de mergulhar nas últimas tendências tecnológicas, compartilhar conhecimento e explorar oportunidades de negócios, contribuindo assim para o avanço desses setores no Brasil e no mundo.

Foto: Delegado da Região Serrana do RJ, Alexandre Felizola (canto superior direito) e Vice-Diretor da Câmara, Eduardo Mariano Costa (canto inferior direito).