Salão do Móvel, Maracanã e Wimbledon em Milão

17/04/2018

As duas partidas serão jogadas no mesmo campo: Milão. Nesta semana, a única cidade global italiana terá um Maracanã e um Wimbledon. O segundo é o Salão do Móvel; o primeiro, o Fuori Salone. Wimbledon é o campeonato em que não importa se um inglês ganha ou não, mas é importante que todos os grandes campeões do tênis participem.

A inauguração será hoje, 17 de abril. As grandes empresas da indústria moveleira crescem mais do que a média do setor. O Maracanã, por outro lado, é tudo o que foi criado ao longo dos anos – em termos de atividades e reuniões, comunicação e arte, design no sentido amplo e inspiração para projetos futuros – em todos os cantos da cidade. O Salão do Móvel é um evento comercial, estético e de alto nível no sentido clássico: aqui encontramos os grandes produtores internacionais, dos quais as empresas italianas ainda representam uma parte relevante, para tentar apresentar o estado da arte – e fazer negócios – de móveis que constituem um dos elementos mais tradicionais e maduros do design, da indústria e da vida cotidiana do século XX, e que não sofreram mudanças radicais. O elemento ecológico no design dos móveis está indo bem. Mas a ideia de lar continua a ser a emprestada da era pós-vitoriana e aplicada um cânone pelo racionalismo e pela racionalidade do século passado: os espaços seccionados, a funcionalidade dos objetos, o individualismo até mesmo na família e na vida.

Por isso o Salão é como Wimbledon: com produtores estrangeiros e italianos operando em um cânone fundamentalmente do século XX e com designers estrangeiros – que muitas vezes trabalham em Milão e na região da Brianza – e designers italianos que se encontram na complexa tarefa de dizer algo novo, quando o alfabeto e gramática já foram inventados e codificados pelos mestres que os precederam nos últimos sessenta anos. O lado de fora do Salão – o FuoriSalone – é precisamente o Maracanã.

Como disse Maurizio Cattelan no último domingo, na coluna “A Tavola Con”, do “Il Sole 24 Ore”: “O lado comercial foi a motivação para a criação do Salão, mas o resultado alcançado ao longo dos anos vai muito além disso. A energia que emana durante esta semana é extremamente vital e estimulante, comparável à de centros culturais como Paris ou Nova Iorque: a cidade é povoada por profissionais criativos, as ideias circulam, nascem relações produtivas. Acho que nos últimos tempos essa energia nunca abandona completamente Milão: você pode sentir isso em circulação o resto do ano “. Wimbledon, portanto, criou o Maracanã. Seria interessante que algum sociólogo realizasse nos próximos anos um estudo aprofundado dos fluxos turísticos que se verificam em Milão durante a semana do Salão do Móvel. A impressão passada é que uma parte importante deles é formada por pessoas vindas do norte da Europa e dos Estados Unidos, da Ásia e da América do Sul para tudo o que está fora do Salão. Mais para o Maracanã do que para Wimbledon. Mas, sem Wimbledon, não haveria Maracanã.

A Câmara Ítalo-Brasileira há mais de 10 anos organiza delegações de empresários, arquitetos e designers brasileiros!

Para mais detalhes clique aqui

Fonte: Il Sole 24 ore