SETTIMANA DELLA CUCINA ITALIANA NEL MONDO CHEGA A SÃO LUÍS – MA

10/11/2022

A cidade de São Luís – MA participará, pela primeira vez, da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, evento internacional que já está em sua sétima edição. De 14 a 20 de novembro, os estabelecimentos parceiros irão destacar um prato ou produto da gastronomia italiana para apresentar ao público maranhense, montando cardápios diferenciados e com preços especiais.

Iniciativa anual do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, o evento tem por objetivo colocar em evidência as tradições culinárias italianas e divulgar o conhecimento enogastronômico como traço distintivo da identidade e da cultura italiana.

A relevância desta participação inaugura para o Estado a estruturação de uma rede de gastronomia temática, poderoso instrumento de marketing para a divulgação do Italian Taste, que, a curto prazo  movimenta o comércio local e a médio e longo prazos, fomenta o crescimento do setor turístico além de potencializar a abertura do território para a importação de novos produtos e a instalação de novos estabelecimentos focados na enogastronomia especializada, favorecendo as relações comerciais Brasil-Itália.

A promoção no Estado do Maranhão é fruto do trabalho e incentivo do Consulado Geral da Itália em Recife, da Agencia Consular Honorária da Itália em São Luis e conta com o apoio de parceiros valiosos como a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e sua delegação no Estado do Maranhão, além do envolvimento do Circolo Italia  e do recém instalado Comitato Dante Alighieri do Maranhão, parceiros constantes da Comunidade Italiana do Estado que se organiza gradativamente com ações sociais, comunitárias e culturais, fortalecendo a imagem da nossa querida Itália no Brasil.

O tema central desta edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo é “Convivência, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e a tutela do planeta”.

São doze os estabelecimentos participantes que aderiram à proposta do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional e encamparam a divulgação dos sabores da Itália em São Luis e estarão, entre os dias 14 e 20 de novembro, chamando a atenção do público para as suas especialidades da culinária italiana que tanto agradam ao paladar das pessoas. Os estabelecimentos parceiros que produzirão esta deliciosa vitrine para os sabores italianos são: Milazzo, Mamma, D’Lucca, Casa Di Amici, Restaurante Escola Senac – MA, Rossetti Artisan, Dolcce Grill, Casa Rossini, Real Paes e Massas, Nonno Giotto, Amo Vinho e Maria Massas.

No decorrer da semana os restaurantes estarão divulgando em suas redes sociais as suas especialidades da cozinha italiana que escolheram para apresentar ao público maranhense, estimulando o consumo dos sabores da Itália e contribuindo, assim, para o fortalecimento dos laços afetivos entre os dois países e, sobretudo, estimulando a ampliação das relações comerciais entre Brasil e Itália.

Os pratos serão divulgados, também, no instagram da Agência Consular Honorária da Itália em São Luís “@italyinsaoluis”, então fiquem atentos e desejamos a todos Buon Appetito!