XI Reunião do Sistema Itália no Brasil

10/11/2016

Realizaram-se em São Paulo os trabalhos da XI Reunião do Sistema Itália no Brasil, dos quais participaram todas as instituições do maior país da America Latina (Embaixada, Rede Consular, Institutos Italianos de Cultura, ICE, Banco d’Italia, Câmaras de Comércio).

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Industria participou da Reunião, com a presença do Secretário Geral da Câmara Giorgio Luigi Rossi.

Dos trabalhos participou o Subsecretário Vincenzo Amendola. As Reuniões envolveram os membros do Conselho Geral dos Italianos no Exterior e os Parlamentares elegidos no Brasil, os Presidentes dos Comitês e uma amplíssima representação da grande rede consolar honorária no Brasil (mais de 100 repartições).

A Reunião permitiu realizar um amplo panorama sobre o funcionamento das estruturas consulares para compartilhar as best practice e as soluções para uma rede consular que quer melhorar a prestação dos serviços consulares, diante de uma constante redução dos recursos: atualmente, no 2016, são mais de 480.000 as inscrições no AIRE (Registro dos Italianos residentes no exterior), quase 12.000 os reconhecimentos da cidadania ius sanguinis e mais do 21.000 os passaportes emitidos. Foram apresentadas e discutidas as diretrizes culturais e econômicas, também na perspectiva da próxima missão empresarial nos dias 23-25 de novembro.

Fonte: Farnesina